julho 22, 2012

Espetáculo “Mães Negras – Teatro das Oprimidas” dia 24, às 20h, Teatro Goiana Ouro.

 Dia 25 de Julho - Em 1992, na República Dominicana, cerca de 400 mulheres negras do mundo inteiro, reunidas para o 1º. Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe firmaram o 25 de julho como o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, a ser celebrado em clima de reflexão, luta e festividade.
Comemorarar o dia 25 de julho é assumir o inteiro teor da luta antiracista, unindo as lutas do povo negro às da plataforma feminista para transformar a mentalidade e as práticas discriminatórias, contribuir para a implementação de políticas públicas e oportunizar maior participação e cidadania às mulheres negras


Carolina Machado -coordenadora do teatro

Espetáculo “Mães Negras – Teatro das Oprimidas” No dia 24 de julho às 20h, no Teatro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com a Associação Mestre Bimba realizará o espetáculo "Mães Negras - Teatro das Oprimidas", em comemoração ao Dia da Mulher Negra da América Latina.

A peça terá como tema:  “FUGIR é um ato de coragem ou de covardia?”, que se desenvolverá da seguinte forma: “Para muitas mulheres fugir parece ser a única solução. Elas fogem de homens violentos, do machismo, da repetição de um passado de incompreensão. Elas fogem com um filho pendurado nos braços e um horizonte de incertezas diante de si. Esse filho é a promessa de um futuro diferente, de uma vida transformada. Maior ato de coragem poderia existir? E, no entanto, seria essa a única solução?

No Teatro-Fórum “Mães Negras”, o corpo de Mariana é o espelho de muitas mulheres que se encontram ameaçadas. Ela convida o público a discutir sua história, a sentir suas dores,  a celebrar suas ancestrais, mas também e sobretudo, a propor outras soluções para seus problemas, soluções que ela ainda não pôde experimentar."

O Projeto Mães Negras recebeu o Prêmio Nacional Expressões Culturais Afro-brasileiras na categoria Teatro em 2012. O Prêmio Afro é uma realização do CADON, Fundação Palmares e Ministério da Cultura com o patrocínio da Petrobrás.

O Projeto conta ainda com o apoio do Instituto Federal de Goiás, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Igualdade Racial (SEMIRA), ele resulta  na montagem de um espetáculo teatral com as mulheres da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mestre Bimba - situada no Setor Pedro Ludovico em Goiânia/Goiás.
                              Participem!!!!

Um comentário:

  1. Divina querida, Abraço carinhoso. Sábado passado pude ouvir o programa.Amei! Qta coisa boa, alegro-me com quem pode usufruir do que o programa vai orientando e sugerindo.Parabéns a vocês que nos proporcionam tantas riquezas. Abraços também a todas as suas companheiras de trabalho.Saudades, Margarida

    ResponderExcluir