setembro 19, 2011
CONFERÊNCIA DA FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIÈRES JURIDIQUES
CONFERÊNCIA DA FEDERATION INTERNATIONALE DES FEMMES DES CARRIÈRES JURIDIQUES
APRESENTAÇÃO
A Federation Internationale des Femmes des Carrières Juridiques - FIFCJ fundada em 1928, em Paris, hoje congrega associações congêneres, em quase uma centena de países, em todo o mundo. Realizará sua Conferência de 19 a 23 de setembro de 2011, na cidade de Brasília – Brasil, evento que acontece anualmente, e cujo tema será os “Direito Humanos das Mulheres” e a “A Fome de Justiça”, e esta sendo organizado pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica - ABMCJ.
Tenho o prazer de apresentar a V.Sª a Conferência, maior evento da Fédération Internationale des Femmes des Carriéres Juridiques, que contará com um número expressivo de participantes e palestrantes brasileiros e internacionais. Os debates serão abertos a todos e a todas, juristas, estudantes, que nele se inscreverem.
1.AS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS - OBJETIVOS
O compromisso firmado nos estatutos da Federation Internationale des Femmes des Carrières Juridiques e das Associações, que a integram, compromisso com a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, com o Estado Democrático de Direito, com a Cidadania , com a Justiça se renova e fortalece a cada conferência – ponto alto em seu calendário de eventos.
Desde as primeiras, as Conferências tornaram-se referência não só para as carreiras jurídicas mas também para o conjunto da sociedade civil e das instituições políticas dos Estados. Nelas debatem-se temas vitais ao interesse público e discute-se a conjuntura sócio-econômica e política dos países, sempre em busca de rumos objetivos para a superação dos desafios da hora presente.
Mas uma vez as Mulheres Juristas respondem ao desafio de pensar e debater as questões de gênero, sem subterfúgios, com o único propósito de contribuir para aprimorá-las e tornar efetivo o compromisso com a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
2.OBJETIVOS ESPECIAIS
Esta Conferência Internacional vai levar à discussão os temas mais sensíveis e importantes das lutas das Mulheres pela sua dignidade, pela emancipação política social e econômica, pelo seu EMPODERAMENTO.
O tratamento a que estão sempre submetidas, a opressão, e a discriminação constituem clara negação de seus Direitos.
O desrespeito à vida, à Igualdade, e à solidariedade bem como a ausência de condições necessárias ao exercício pleno da cidadania são decorrentes de uma cultura arraigada de discriminação e de exclusão das Mulheres em todos os segmentos das sociedades.
As Mulheres tem como todos os seres humanos, Direitos para viverem uma vida digna e livre sem medos, sem fome, sem miséria, sem doenças. Participar e usufruir dos bens que a natureza produz, e daqueles que a educação, a cultura e o trabalho constroem para o progresso e bem estar da humanidade.
As Mulheres Juristas conclamam homens e mulheres de todo o mundo, para uma grande empreitada . Construir uma consciência jurídica universal sobre os valores do ser humano, contra os crimes, as injustiças e a falta de solidariedade que são perpetrados contra as Mulheres, sempre sujeitas as condições desumanas e degradantes da violência, da miséria, da pobreza. Nega-se a elas tudo que lhes é devido: Respeito a sua Dignidade e sua Humanidade.
AS MULHERES TEM FOME DE JUSTIÇA
PRÉ PROGRAMA
Dia 19 de setembro
8:30 hs – Inscrições e Entrega da Documentação
10:00 hs – Reunião do Bureau
12:30 hs – Almoço
19:00 hs – Sessão Solene de Abertura
21:00 hs – Coquetel
Dia 20 de setembro
8:30 hs –Conferência Internacional – Os Direitos Humanos das Mulheres 10:00 hs – O Empoderamento das Mulheres
11:30 hs – Comunicações
12:30 hs – Almoço
14:00 hs – Conferência Internacional – Educação e Desenvolvimento
15:30 hs – Mesa Redonda – (participação da OIT) – Direito ao Trabalho
O Trabalho das Mulheres
18:00 hs – Encerramento
20:00 hs – Programa Social
Dia 21 de setembro
8:30 hs – Mesa Redonda - A saúde das Mulheres (participação dos Médicos sem fronteiras)
10:30 hs – Intervalo
10:45 hs – Comunicações
12:30 hs – Almoço
14:00 hs – Mesa Redonda – Erradicação da Fome, da Pobreza e da Miséria (participação da FAO e da Embrapa) – Coordenação das Mulheres de Língua Portuguesa
17:00 - Discussão
21:00 hs – Evento Social
Dia 22 de setembro
8:30 hs – Mesa Redonda (Justiça para as Mulheres)
10:45 hs – Conselho Administrativo - FIFCJ
12:30 hs – Almoço
14:00 hs – Comissões de Trabalho
16:00 hs ás 18:00 hs – Conselho Administrativo - FIFCJ
21:00 hs – Programa Social
Dia 23 de setembro
8:30 hs – Conselho Administrativo - FIFCJ
12:30 hs – Almoço
14:00 hs – Leitura das Considerações, Conclusões Finais e Encerramento Solene
21:00 hs – Jantar de Gala
Dia 24 de setembro
8:30 hs – Passeios Turísticos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário