março 13, 2008

Prêmio Berta Lutz é concedido a cinco brasileiras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Maria dos Prazeres, Alice Klaus, Mayana Zatz, Jandira Feghali e Rose Marie Muraro foram as homenageadas.
As lutas e as conquistas de uma parteira, uma aeromoça, uma geneticista, uma política e uma líder feminista sintetizaram, nesta terça-feira (11/03), os desafios enfrentados a cada dia pelas mais de 90 milhões de brasileiras. Maria dos Prazeres, presidente da Associação de Parteiras de Jaboatão dos Guararapes (PE), Alice Klaus, que se formou no primeiro grupo de aeromoças da Varig, e após a aposentadoria, trabalhou como voluntária nos vôos do Programa Antártico Brasileiro, Mayana Zatz, pró-reitora de pesquisa da USP e uma das coordenadoras do projeto Genoma Brasil, a ex-deputada Jandira Feghali, hoje secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói (RJ), e Rose Marie Murado, patrona do feminismo no Brasil e conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), foram agraciadas com o Prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, em sessão especial do Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Plenário do Senado Federal.
Na abertura da solenidade, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, lembrou a luta de Bertha Lutz pelo voto feminino e disse que as conquistas das mulheres na vida política, embora ainda não sejam numerosas, têm qualidade. "Ainda são poucas as mulheres no Senado, mas as que são deputadas e senadoras têm dado tudo de si para o cumprimento de suas missões, isso eu posso garantir", afirmou. Garibaldi também destacou avanços no Executivo, onde mulheres estão chegando a cargos de chefia.
Em seu discurso, Dilma Rousseff , ministra da Casa-Civil, saudou as homenageadas, ressaltando que todas "representam a competência da mulher brasileira nas diversas áreas do conhecimento" . Ela também defendeu a liberação dos estudos com células-tronco, ao homenagear a geneticista Mayana Zatz, uma das defensoras da pesquisa. A ministra prestou homenagem especial a Terezinha Zerbini, que se destacou como líder do Movimento Feminista pela Anistia. As duas foram colegas de prisão durante a ditadura.
No início da sessão, os participantes ouviram a apresentação do rap "Rosas", interpretado pelo grupo Atitude Feminina, de São Sebastião, no Distrito Federal. Na canção, as intérpretes lembraram que a realidade das mulheres "não é nem um pouco cor-de-rosa", pois a cada ano, enfatizaram, "dois milhões de mulheres são espancadas por seus maridos ou namorados".
Além do presidente do Senado, Garibaldi Alves, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participaram do evento o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, Nilcéa Freire, ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Marisa Gomes, esposa do vice-presidente da República, José Alencar; deputada Sandra Rosado (PSB-RN), coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente do Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz; e Denise Pereira Alves, esposa do senador Garibaldi Alves.
Prêmio - O Diploma Bertha-Lutz é conferido anualmente e é concedido às mulheres que se destacam na defesa da cidadania e dos direitos humanos e políticos das mulheres brasileiras.

Um comentário:

  1. fico feliz por estas mulheres que ai estão a vitoria deste premio Berta Lutze mulher cidadãn neste, 2011 e fico tambem muito triste por nosso municipio Limoeiro PE. não ter cido conciderado pelos senadores de nosso Estado especialmente aqueles que leva uma grade bagagem, as urnas dada por nós de muita boa vontade,será que não merecia-mos este premio nós mulheres mãe de familia, cidadã,guerreira batalhadora a defesa de nossa patria eleitora politicas. não tivemos o merecimento de sermos averiguada por nossos senadores, em tudo fica mais uma vez estampado á descriminação de Pernambuco que fica de fora por mais uma vez por isso é conotado o seleiro do mundo que isso? tambem somos eleitores e acima de tudo patriotas.Deus abemçoi a todos obrigada pela oportunidade.

    ResponderExcluir