novembro 06, 2007

UMA BREVE HISTÓRIA, UMA PROPOSTA!


Há quatorze anos surgiu o programa “Palavra de Mulher” com o apoio da rádio Difusora-am de Goiânia. A perseverança e o compromisso com a causa fizeram com que o programa ganhasse credibilidade.

O principal mérito do programa durante todos estes anos foi dar visibilidade aos movimentos de mulheres, contribuir na formação, conscientização, dar voz e vez às mulheres organizadas e também àquelas que nos ouvem e buscam mudanças pessoais e coletivas, na sua libertação, na libertação do homem e na construção de relações fraternas entre mulher e homem..

A partir de um trabalho sistemático as produtoras do “Palavra de Mulher”, Divina Jordão – foi quem começou toda a história e Geralda Ferraz que há sete anos participa na produção e apresentação dos programas, começaram a se articular com outras organizações e instituições, com o objetivo de aprofundarem na temática de gênero, tendo inclusive aderido a Rede de Mulheres no Rádio, hoje Rede de Mulheres em Comunicação, uma articulação nacional, que trabalha a comunicação na perspectiva de transformação social.

No ano de 2002 através de iniciativa do “Palavra de Mulher”, o Conselho Estadual da Mulher, criou o programa de rádio “Conselho Mulher”, que durante 10 meses foi ao ar em três rádios da capital e uma do interior, aprofundando e dando visibilidade aos temas referentes às mulheres.

Há cinco anos atrás, as produtoras do “Palavra de Mulher” participaram de um concurso de inclusão digital, sendo contempladas com um computador e a capacitação em edição de áudio. O que possibilitou que pudessem fazer uma parceria com uma rádio educativa da cidade de Goiânia, Universitária, lançando outro programa de gênero, “Voz da Mulher”, todas as segundas-feiras às 11h30 horas.

Através do programa pioneiro, a produtora e educadora Divina Jordão criou a rádio- escola “Milênio”, que revolucionou todo o projeto pedagógico do Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte.

Outra parceria que fortaleceu o trabalho realizado por nós foi a parceria com o Centro Livre de Artes que há quatro anos disponibiliza a arteterapeuta Ivone Cunha ao programa Voz da Mulher. Ela criou o quadro Artes e Artista e hoje produz e apresenta o mesmo programa.

Bruna Porto é outra colaboradora que há três anos coordena os estúdios do programa “Palavra de Mulher”.
Através destes dois programas de rádio a associação Mulheres na Comunicação tem colaborado na conquista dos direitos das Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário