maio 18, 2010

Alunos do Orientar Centro Educacional visitam Vila São Cotolengo



O Orientar é um dos apoiadores do trabalho da Associação Mulheres na Comunicação. Realiza várias atividades com seus alunos, insistindo em criar cidadãs e cidadãos, apostando na solidariedade e na cultura pela paz. A seguir uma síntese da visita que fizeram na Vila São Cotolengo, confira:
 

      Carta da Equipe do Orientar em agradecimento a equipe da Vila São Cotolengo
 Em primeiro lugar queremos parabenizar o trabalho da assessoria de imprensa da Vila São Cotolengo, por dar visibilidade a um trabalho tão digno e altruísta. Sinceramente são ações como estas que fazem toda a diferença.
 
Em segundo lugar, quero falar da ação realizada pela nossa escola. Instituição em que trabalho em várias frentes, uma delas é também na assessoria de comunicação, dando visibilidade às ações que a escola desenvolve junto a comunidade escolar e a comunidade local.


A Páscoa solidária é uma projeto desenvolvido pela Escola há dois anos. Durante o período de quaresma os alunos separados em dois grupos arrecadam alimentos não-perecíveis para serem doados a instituições de caridade. O grupo que mais arrecadar, escolhe a instituição que receberá as doações.




Ano passado arrecadamos mais de meia tonelada e fizemos doações para várias instituições. Porém, o resultado final, a entrega final não foi feita "in loco", as instituições foram contactadas e vieram até a escola receber. A ação nos valeu o selo Escola Solidária, expedido pelo Mec/Unesco. A escola já havia ganhado o selo em duas outros projetos anteriores.


Este ano as arrecadações foram feitas sem estabelecer para qual instituição iríamos doar. Novamente arrecadamos pouco mais de meia tonelada e em reunião pedagógica decidimos por fazer as doações a Vila São Cotolengo, uma vez que é uma instituição que possibilita que as pessoas conheçam a obra. Como seriam os alunos do 6º ao 9º ano os responsáveis pela entrega, fizemos um sorteio em cada turma para definir quantos alunos iriam.

No dia 13 de maio um grupo de 40 alunos com duas coordenadoras estiveram na Vila São Cotolengo entregando os alimentos e fazendo uma visita aos 365 internos. Fomos recepcionados pela servidora Aline, que nos conduziu, informando, orientando e atendendo carinhosamente a todo o grupo. O grupo ficou visivelmente tocado, sensibilizado e com a sensação de que mais recebeu do que doou. No final da visita quando fomos nos despedir da servidora, a mensagem que ela nos deu, ficou marcada: Nós agradecemos as doações feitas, mas queremos dizer que tão importante como os bens materiais, são as presenças de vocês, uma vez que a família que os internos têm são nós funcionários e vocês que veem visitá-los.

A nós resta agradecer toda a equipe da Vila São Cotolengo pelo cuidado com os internos. A higiene e limpeza com que cuidam de cada um está visível em cada espaço. O carinho com que tratam é perceptível em cada gesto, e isto faz toda a diferença. Para nós do Orientar Centro Educacional, fica a lição de que somos seres humanos e precisamos de cuidar e ser cuidado. 


Um grande abraço,

Geralda Ferraz
Corrdenadora Geral do Orientar Centro Educacional
Especialista em Assessoria de Comunicação e Comunicação Pública




Nenhum comentário:

Postar um comentário