março 01, 2010

Um olhar sobre a Mostra Paralelo 16º no Artes e artistas.


Esta semana prestigiei a Mostra Internacional de Dança Paralelo 16º ,que se iniciou no dia 21 e terminou no dia 28 de fevereiro,ontem.
Ao assistir , ouvir ou ver uma obra de arte , me pergunto se ela foi capaz de me emocionar ou me surpreender, de me arrancar “do lugar comum”...
Assisti ,nesta mostra os seguintes espetáculos : Quasar Cia de Dança(Go),Céu na boca ;Contato Cia de Dança , Autêntico ; Vanilton Lakka ,O corpo é a mídia da dança?;Paula Águas,Qual é a música?; e a Compagnie Linga ,No thing.
A Quasar arrancou boas gargalhadas com o espetáculo Céu na Boca ,que transita entre a densidade e a leveza;propõe um diálogo entre o paraíso que desejamos e a realidade que nos é oferecida.A Cia já tem trabalho consolidado , com destaque no cenário da dança contemporânea, trajetória esta , construída ao longo de 21 anos.
Vanilton Lakka me surpreendeu , invertendo ordens estabelecidas na minha cabeça a respeito da dança ; ao chamar o público para o palco e promover uma interação com o mesmo , ao usar o som de um carrinho de brinquedo e o de um gravadorzinho como música para sua dança , fez - me questionar se aquilo era dança , jogo ,luta ou uma oficina...
Como observadora me senti instigada ao ver um artista com sua “viagem imaginária/estética” , e grande parcela da platéia entrando naquela viagem; algumas poucas pessoas levantaram e saíram , indignadas talvez , porque o que viam feria seu conceito de espetáculo...Foi muito interessante!!!Rs...
Vanilton Lakka é de Uberlândia , iniciou na dança aos 12 anos , dança de rua e depois freqüentou aulas de Jazz , Dança Moderna , Dança Clássica em academias locais.
Em 96 passou para Dança Contemporânea que, segundo ele, é uma mistura de tudo ,considera o histórico da pessoa e se alimenta de outras formações.A dança contemporânea tem essa coisa de autoria e é um lugar onde ele se sente bem,diz.
Paula Águas em seu espetáculo solo Qual é a música ?, também propôs uma interação com o público que a qualquer momento interrompia a música que estava sendo dançada e colocava outra .A proposta de Paula partiu da pesquisa de como o corpo pode ser manipulado através de estímulos musicais escolhidos pelo publico –estímulos que recriam a coreografia durante a apresentação .
E a semana foi encerrada com a atração internacional Compagnie Linga da Suíça.
Eventos assim são importantes para o cenário cultural da cidade,mostra nos o que tem sido produzido na dança contemporânea local, nacional e para além de nossas fronteiras;provoca –nos , levando –nos a reflexões e reformulações de conceitos ,alimenta –nos.
Que mais eventos como este se estabeleçam e amadureçam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário