outubro 17, 2009

Alimentação saudável



Alimentação saudável foi o tem do programa "Palavra de Mulher" deste sábado(17). Os alunos do Orientar Centro Educacional deram um show. Confira abaixo o roteiro do programa e click nos links e ouça o programa. Ao lado os pais e alunos no estúdio da rádio Difusora.


Roteiro feito pelos alunos do Orientar com a orientação de seus professores, coordenadores e vice-direção:




1º Bloco- Alimentação.
1) Quais os principais alimentos que não podemos deixar de comer?

Lorhanne – 6ºA - A alimentação saudável na vida do ser humano é muito importante e principalmente na vida de uma criança. Devemos seguir sempre a pirâmide alimentar. Comer bastante verduras, vegetal, feijão, arroz, carne e beber suco, leite e etc...



2) Você come verduras, legumes, frutas? Sim ou não, por quê?
Maria Caroline 9º-Eu como mais ou menos , grande parte das pessoas acabam comendo fast-foods, isso as deixam doentes . Porque na maioria das vezes corremos muito no dia-a-dia, fazendo cursos, estudando e tudo tem horário, acabamos não tendo tempo de comer adequadamente e nem mastigamos os alimentos direito comprometendo toda a nossa digestão e saúde.



3) Quais são as dicas para que as pessoas consigam mudar seus hábitos alimentares?
Guilherme 6°B– A alimentação saudável é uma grande aliada para a pessoa viver mais e melhor. A pessoa que se preocupa com a sua alimentação come um pouquinho de cada alimento para manter sua alimentação e seu peso balanceados e evitar doenças.
As pessoas tem que evitar comer alimentos industrializados e comer mais os alimentos naturais. Para termos uma alimentação saudável precisamos comer quantidades adequadas de cada grupo da pirâmide alimentar.



4) Quantas refeições a pessoa deve fazer durante o dia para se alimentar bem?
Lorena 9º- O ideal seria fazermos em média quatro refeições ao dia, sendo : café da manhã, almoço, lanche e jantar. Na nossa cultura, as refeições consideradas principais são o almoço e o jantar que devem ser bem colorido: com verduras, legumes, frutas e sucos naturais que são bem saudáveis.



5) Existe uma medida correta para uma boa alimentação?
Letícia – 4º A - A alimentação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Uma boa alimentação é resultado de um bom crescimento físico e mental.
Existem vários tipos de alimentação, como a alimentação energética, que fornece toda a energia para o nosso corpo. Existem também os alimentos energéticos extras, que se consumidos em excesso, podem causar doenças, como o diabetes e o colesterol alto.
Para ter uma alimentação saudável é preciso ter um cardápio variado, com verduras, legumes, cereais, massas, carnes, leite e água.



2º Bloco – Saúde e alimentação
1) Criança precisa fazer exercícios, quais?
Bruna Costa – 5º A
- Hoje em dia as crianças não estão praticando exercícios, e estão ficando em casa na frente do computador e da televisão, e ainda só comem doces e alimentos gordurosos. A prática de exercícios também resulta num corpo saudável. Então crianças, pratiquem exercícios e tenham uma boa alimentação, que vocês terão um corpo bem nutrido.

2) O que é melhor para a saúde os sucos naturais ou os refrigerantes?
Jordana 9º-Sucos naturais faz muito bem a saúde, pois nesses sucos contém muitas vitaminas e proteínas que ajuda a proteger o nosso organismo de doenças. Tem uma variedade de sucos de frutas da natureza que podemos fazer, misturando laranja com cenoura, ou abacaxi com hortelã, maçã com beterraba e outros. Os refrigerantes, fazem muito mal a saúde, além do conservante, o sabor é artificial, foi inventado para vender em série e ter mais lucros, criando a falsa impressão de que não temos tempo de fazer então compra-se pronto.



3) O que é preciso comer para a pessoa crescer com boa saúde?
Esther – 5º B -
Para crescer saudável, precisamos ter uma boa alimentação comendo: batata, chuchu, brócolis, alface, mandioca, ovos, frangos e muito mais alimentos. Não podemos comer só massa, para ter uma alimentação boa e saborosa. Uma boa sugestão para aqueles que não resistem as tentações alimentares, passe de segunda a sexta comendo: tomate, chuchu, cereais, feijão, arroz, ovos, frango e um bom suco de laranja. E no sábado e domingo: dê-se ao luxo de comer uma pizza, ou um pastel, ou tomar um sorvete, ou refrigerante.
Também não esqueça dos exercícios como natação, basquete, futebol que ajudam você a ficar em forma.



4) Como a má alimentação influencia na saúde das pessoas?
Júlia – 8º ano - Muitas crianças e adolescentes consomem diariamente alimentos prejudiciais a saúde como sanduíches, cachorro-quente, pizza, doces e etc.
O erro, não está nos alimentos e sim nas pessoas que comem em excesso esse tipo de comida.
De acordo com textos lidos em sala de aula, cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes continuam obesos na fase adulta.
Apesar do consumo desses alimentos não causarem problemas de imediato, no futuro podem vir causar problemas sérios de saúde como: diabetes, colesterol alto, problemas cardíacos, pressão alta, que na maioria das vezes se não cuidarmos podem nos levar a morte.



Guilherme – 6º B - Várias pessoas estão sofrendo com a obesidade, comendo só gorduras e açucares. A alimentação é muito importante para a vida dos seres vivos. Temos que comer regularmente alimentos saudáveis.



5) Quando você vai ao supermercado, você se preocupa com as calorias inscritas nas embalagens?
Maike 9º-
Quando vou ao supermercado não costumo olhar as embalagens dos produtos. Devemos começar a mudar de comportamento e quando formos ao supermercado, escolher os produtos com menos calorias, sua composição, verificar a data de fabricação e de validade.

6) Quais são os alimentos mais calóricos?
Karolline-7º A - Sabe andei observando que as crianças, adultos, as pessoas em geral que moram em roças ou fazendas tem uma vida mais saudável. Olhe bem, eles quase não tem doenças tipo: obesidade, hipertensão, anorexia não sofrem de desnutrição e tem uma vida mais prolongada. Mas a causa é tão simples é apenas a alimentação. Eles sempre tem verduras e legumes frescos, frutas sem nenhum tipo de agrotóxico. Eles tem acesso ao leite como grande fonte de cálcio, ovos e etc. Não comem doces industrializados, refrigerantes que são ricos em calorias. Outra fonte de calorias são os alimentos industrializados e isso faz muito mal, pois esse tipo de produto além de ser muito calórico, contem muito glútem, produtos químicos, corantes, isso ajuda a conservar os alimentos e infelizmente muitas vezes causam a obesidade.
A alimentação saudável nos ajuda a desenvolver melhor. Simplesmente a alimentação saudável é essencial na vida de uma pessoa.
E seus doces, na maioria das vezes, caseiros levam leite, ovos e nada de gorduras que faz mal. Mas mesmo morando na cidade devemos ter a consciência que a boa alimentação faz bem para o coração e a responsabilidade deve estar presente também na mesa, com alimentação menos calórica.



7) Qual é o cardápio ideal para uma criança ter uma vida saudável?
Geovanna – 4º B - Para a criança ter uma vida saudável é preciso que ela tenha uma alimentação adequada. A criança tem que comer frutas, verduras e muitos outros alimentos saudáveis. De vez em quando, a criança pode comer um chocolate, sorvete, mas não exagerado.
A criança não pode tomar três bolas de sorvete por dia, e também não pode comer quatro ou mais chocolates por dia.
As frutas pode ser qualquer uma, mas só tem que lavá-las para não causar danos a saúde.
Quando a criança é saudável, ela é corada, forte, tem mais energia, mas quando a criança não é saudável, ela fica fraca, as vezes obesa, sem energia.
Então, a criança tem que comer bem para ter uma vida saudável. Agora se a criança não tiver uma vida saudável ela vai ficar fraca.
Alimentos saudáveis: milho, pão, frutas, maça, uva, banana; verduras: cenoura e beterraba.
Alimentos que não são saudáveis: batata frita, hambúrguer, chocolate, bala, pizza, biscoito.



3º Bloco – Doenças
1) Que precisamos evitar na nossa alimentação para não adoecermos?
Letícia – 4º A - Não podemos esquecer que a alimentação é essencial, se não nos alimentarmos bem, podemos contrair uma doença chamada desnutrição. Então não se esqueça “você” é o que você come.



2) Por que cada vez mais crianças já desde pequenas crescem obesas?
Bruna Costa – 5º A - A obesidade infantil aumentou bastante, após o avanço da tecnologia. As crianças estão preferindo comer as famosas “besteiras” e não frutas, legumes, verduras e cereais. Algumas vezes, as crianças ingerem muito açúcar e ficam com diabetes. Uma má alimentação pode causar também anemia, anorexia, fraqueza nos ossos, hipertensão e outras doenças.

3) O que fazer para mudar esta tendência?
Lorhanne – 6ºA - A alimentação saudável não deve começar como uma obrigação, mas com a percepção de que um prato colorido, com algumas das principais vitaminas necessárias não são uma causa que gera mal, mas que torna o corpo cada vez mais saudável. Comer frutas, legumes, verduras, cereais, carnes e derivados do leite, podem transformar as vidas de crianças desnutridas e obesas em ficar mais saudáveis e nutridas.



4) Que tipo de doença uma criança ou adolescente que se alimenta com um cardápio de muita gordura, amido e açúcar poderá adquirir?
Carolina – 7º ano - A faixa etária que mais é prejudicada é a das crianças e adolescentes. Nessa fase de formação do corpo e da mente, cada vez mais eles se afastam das comidas saudáveis. Encontram nas comidas não-saudáveis uma forma de aliviar suas preocupações.
O fato é que ambos não se conscientizam que o mal causado pela má alimentação é devastador e que é possível contornar buscando sempre um alimento que contribua ao organismo. Ao se alimentar bem, toda a estrutura do corpo é beneficiada gerando um bom funcionamento em toda a circulação.
Doenças como obesidade, gastrite, desnutrição, anemia e uma vasta lista, poderiam ser evitadas. Como na fase do crescimento é quase impossível evitar as futuras, os doces etc, é preciso consumi-los moderadamente.
Uma boa alimentação, principalmente as crianças e adolescentes, fornecem vitaminas e minerais presentes na pirâmide alimentar e que são fundamentalmente importantes para um bom desenvolvimento.



5) Quais são as doenças mais comuns em adolescentes que querem estar sempre em forma?
Júlia – 8º ano
– Bulimia. É uma doença que surge quando uma pessoa come muito, e depois força o vômito, com o dedo, ou escova de dente.
Anorexia - quando a pessoa se sente gorda e para de comer, e quando come, come pouco.
Uma boa alimentação consiste em equilíbrio, evitar gorduras, massas ou frituras demais, frutas, verduras fazem bem a saúde, mas se ficarem só nisso o organismo vai sentir falta, de outros nutrientes.
Obviamente frutas e verduras são bem mais saudáveis, que alimentos gordurosos. Porém o que deixa uma pessoa realmente saudável, não são só frutas, verduras, legumes, e sim a combinação entre nutrientes diferentes que juntos, fazem bem ao corpo.
Por isso nós, crianças e adolescentes temos que cuidar bem da nossa alimentação, para que no futuro não tenhamos que sofrer!!!

Ouça o programa pelo link:http://www.radiotube.com.br/icox.php?mdl=nucleo_duro&op=comentar&id=2163&usuario=1512&from=audio

Nenhum comentário:

Postar um comentário